×

Operação da Polícia Federal combate fraudes no seguro

Fonte: Do G1 Pará

Operação da Polícia Federal combate fraudes no seguro defeso no Pará PF cumpre 17 mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão.

Suspeitos realizavam a inserção de dados falsos no sistema geral da pesca.

Uma operação da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira (22) combate fraudes na concessão do benefício social de seguro defeso ao pescador artesanal no Pará. Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém, Ananindeua, Soure, Cametá, Santa Isabel e Altamira.

Denominada “Arapaima”, a operação tem como foco o combate a prática dos crimes de estelionato, corrupção passiva e ativa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, além do crime de Associação Criminosa. De acordo com a PF, o esquema fraudulento envolve servidores e intermediários ligados aos órgãos públicos envolvidos no processo de concessão do benefício.

As investigações foram conduzidas através de inquérito policial instaurado em abril de 2014 para apurar e identificar os membro da organização criminosa. As atividades ilícitas eram realizadas com a inserção de dados falsos no sistema de registro geral da pesca (RGP), possibilitando o cadastramento de pessoas que não eram pescadores artesanais.