×

O seguro de transportes pode ser a solução para a economia de empresas durante greves

A recente paralisação dos caminhoneiros teve forte impacto em todos os setores da economia. Segundo estimativas, as perdas com mercadorias que não puderam ser entregues devem superar a cifra de R$ 10 bilhões, não considerados neste montante produtos importados e exportados.

João Carlos Machnick, CEO da Atix Corretora de Seguros, alerta para a importância do tipo de coberturas no seguro de transportes também para o dono da mercadoria.

“O seguro de transportes garante prejuízos às cargas em decorrência de ‘greves’ apenas nas apólices dos embarcadores (donos das cargas) e mediante inclusão de cláusula específica. Como via de regra, pagando-se prêmio adicional. Porém, no universo total de donos de cargas que compram seguros, bem menos da metade adquire esse tipo de cobertura que, numa situação prática, não garante prejuízos, por exemplo, quando uma mercadoria perecível estraga por não ter chegado ao seu destino por força de atraso causado pela greve”, afirma o executivo.

Machnick esclarece, ainda, que o Decreto 61.867, de 1967, estabelece obrigatoriedade de contratação do seguro de transportes para embarcadores e transportadores. Porém, cada qual com o tipo de apólice mais apropriado à sua posição no contexto operacional, não havendo, como muitos confundem, a duplicidade de contratação.

“Em momentos de maior vulnerabilidade a risco, o consumidor tende a ficar mais atento às soluções que o mercado segurador lhe oferece. Por isto, é muito importante que as empresas e pessoas possuam ou procurem uma corretora de seguros habilitada e informe-se sobre os riscos a que estão sujeitas e o que o mercado segurador possui de mais adequado a lhes oferecer em termos de garantias”, afirma João Carlos Machnick.

Por fim, o CEO da Atix destaca que a empresa é uma corretora que possui especialidade em transportes e oferece ao seu cliente, gratuitamente, avaliação constante de seus riscos, propondo medidas de gerenciamento adequadas à operação bem como soluções completas de monitoramento de suas cargas. Para saber mais, acesse o site: http://atixseguros.com.br.

 

Escrito ou enviado por  Rita de Cássia Costa