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“O pequeno corretor de seguros continuará a ser o principal canal de distribuição de seguros no Brasil”, diz painelista

“O pequeno corretor de seguros continuará a ter seu espaço e a ser o principal canal de distribuição de seguros no Brasil. Mas, para isso, terá de se especializar”, afirmou o advogado e professor Antônio Penteado, responsável pela apresentação da 3ª edição do Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros Pessoas Jurídicas (ESECS-PJ), desenvolvido pela Fenacor. O estudo foi apresentado nesta tarde em painel mediado pelo presidente do SINCOR-GO, Henderson de Paula Rodrigues.

Dos dados mais relevantes destacados pelo advogado, foram citados o fato de que a maioria das empresas do segmento é composta prioritariamente por microempresas; a concentração do setor no ramo automóvel, que corresponde, em média, a 60% dos prêmios obtidos pelo segmento; o aumento da utilização das redes sociais pelos corretores; e baixo índice de uso de ferramentas de informática pelas corretoras, dentre outros.

E diante do raio x apresentado pelo estudo e dos resultados objetivos pelo setor nos últimos anos, Antônio Penteado garantiu: “Nos próximos cinco anos, poucos setores terão crescimento perto do que ocorrerá com o setor de seguros. Temos apenas um terço da frota segurada e mais de 18 milhões de imóveis não tem seguro. É muito espaço para crescer.”

Sobre as transformações pelas quais passa o setor, Penteado foi categórico: “Tem espaço para quem quer crescer. Só não tem espaço para amador. Não acredito em venda de seguro pela internet, porém, o contato pessoal demandará outros atributos do corretor de seguros”, disse.

Com o objetivo de delinear o perfil socioeconômico do segmento, formado por cerca de 30 mil empresas no Brasil, o estudo desta edição teve como foco O Setor de Seguros na Era Digital, o mesmo que norteia o congresso em 2017.

Entre maio e julho deste ano, corretoras de seguros instaladas em 26 estados brasileiros responderam a um questionário que permite diversas conclusões sobre o segmento. Ao todo, 117 empresas com atuação em Goiás responderam à pesquisa.

Escrito por  Assessoria de Comunicação do SINCOR-GO | Ampli Comunicação