×

Gestor ERP na nuvem otimiza processos e controle administrativo

De emissão de NFe à gestão empresarial, sistema ERP na nuvem traz mobilidade empresarial e funcionalidades para negócios cada vez mais digitais

Do financeiro ao controle de estoque, acessar as informações da empresa a qualquer hora e em qualquer lugar é uma das facilidades que a tecnologia tem proporcionado aos negócios, que hoje buscam cada vez mais otimização dos processos. Não precisar estar fisicamente na empresa para controlar a gestão empresarial do negócio é outro benefício que a tecnologia na nuvem traz todos os dias. Além disso, recuperar dados também ficou mais fácil e seguro quando as informações estão armazenadas.

A diferença entre um sistema de gestão empresarial (ERP) na nuvem ou local está na sua instalação e modo de geri-lo. Enquanto o ERP é instalado nos servidores do seu negócio e sua equipe se responsabiliza pelo funcionamento, o ERP na nuvem é oferecido por meio de assinatura e acessado via internet, podendo trazer mais mobilidade – uma vez que também pode ser acessado por dispositivos móveis. Suporte e gestão ficam sob responsabilidade da empresa fornecedora do ERP.

Para o diretor da Zipline, empresa com mais de 10 mil clientes que utilizam ERP na nuvem, Deivison Alves Elias, não precisar de instalação é uma vantagem do sistema. “O ERP na nuvem traz as mesmas funcionalidades do ERP instalado nos computadores da empresa. No entanto, percebemos que os clientes buscam facilidades para suas gestões e, poder acessar o ERP de qualquer dispositivo com internet, é um benefício para quem não consegue estar presente no negócio todos os dias”, explica.

No mercado desde 2002, a Mercantil Distribuidora, empresa que atua no ramo de entregas expressas de produtos de e-commerce, foi roubada alguns anos atrás e teve dificuldades em recuperar seus dados que estavam no ERP instalado no computador. Desde então, a empresa decidiu investir em um ERP na nuvem para assegurar informações e otimizar processos. “Segurança de dados e visualização de informações de qualquer lugar que estiver foram premissas para migrar para um ERP na nuvem. Hoje, conseguimos acessar os dados do negócio de qualquer lugar e sabemos que estão em segurança”, explica o diretor da Mercantil Distribuidora, Eraldo Cunha.

Já a Sul Marcas e Patentes, empresa do ramo de propriedade intelectual, que está no mercado há 26 anos, acredita que um sistema ERP na nuvem pode otimizar o controle administrativo e atividades operacionais do negócio. “Conseguimos organizar os diferentes serviços realizados para clientes, além de controle de contas a pagar e receber, relatórios do sistema, que proporcionam visão ampla da situação financeira da empresa. Sendo um ERP na nuvem e responsivo, a praticidade do sistema ajuda muito no dia a dia no negócio”, afirma a sócia-proprietária da empresa, Mariana Coelho.

Confira as vantagens de ter um sistema ERP na nuvem

– Prático e fácil de utilizar, sem precisar de instalação;

– Mobilidade e responsividade para funcionar em dispositivos móveis;

– Baixo investimento e segurança de dados;

– Não necessita de suporte de hardware e servidores;

– Atendimento e suporte para dúvidas;

– Fácil back-up de arquivos;

 

Escrito por  Talita A. Scotto