×

Inflação abaixo do centro da meta com IPCA de 0,21%, em abril

Com a divulgação do IPCA-15 pelo IBGE, confirma-se a convergência da inflação para o centro da meta, já que a inflação acumulada de 12 meses é de 4,41%. Dois grupos impactaram positivamente a inflação: O primeiro foi alimentação e bebidas, com destaque de alta para o preço do tomate, batata e leite. No segundo grupo, que agrega saúde e cuidados pessoais, o destaque para a alta foi em relação aos preços dos medicamentos.

Para o professor do mestrado em Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, “a acomodação da inflação mostra que a elevação da taxa de juros, no passado, resultou na retomada do controle dos preços, ainda que às custas de uma forte recessão, e o momento atual é de forte reversão da política monetária, ou seja, o Banco Central do Brasil continuará o processo de redução da taxa de juros tendo em vista a queda da inflação para permitir a retomada do crescimento econômico.” Para o economista, que prevê uma taxa de juros situada entre 8% e 8,5% até o fim do ano na ausência de mudanças bruscas nos cenários interno e externo, a queda no custo do capital impulsionará investimentos do setor privado e o consumo das famílias, de modo que “teremos um cenário econômico completamente diferente do atual, em que a recessão terá, definitivamente, ficado para trás.”

Investimentos
O economista chama a atenção para quem tem investimentos e busca maximizar a rentabilidade. Com a Taxa Selic em 8,5%, que é a expectativa já para o fim de 2017, passa a valer a remuneração variável da poupança, que corresponde a 70% da Selic mais a variação da TR. Segundo Vartanian, “nesse cenário, é ainda mais importante que o investidor busque alternativas interessantes em termos de rentabilidade, como os Títulos do Tesouro Direto e os CDBs de bancos que oferecem rentabilidades próximas de 100% do CDI”. Vale destacar que praticamente todos os investimentos que dependem da Taxa Selic acompanharão a queda da taxa de juros em termos de rentabilidade.

Pedro Raffy Vartanian é professor doutor do Mestrado Profissional em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

 

Escrito por  Universidade Presbiteriano Mackenzie