×

“Seria impossível o setor atingir o atual patamar sem a Escola”

Fonte: Boletim Acontece

A afirmação foi feita pelo presidente da Escola, Robert Bittar, durante a solenidade de abertura do 19º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros e 3º Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar, realizados entre 8 e 10 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). O evento foi organizado pela Fenacor e prestigiado por mais de 3 mil pessoas, entre autoridades, corretores de seguros, representantes de seguradoras e jornalistas.

Em seu pronunciamento, Bittar lembrou que, hoje, o corretor de seguros é um profissional muito mais qualificado e creditou grande parte desse avanço à Escola. “Ela aprimora os conhecimentos de todos os atores do mercado de seguros, seria impossível o setor atingir os atuais patamares sem o exitoso trabalho desenvolvido pela nossa Instituição”, declarou.

Aproveitando a oportunidade de falar para mais de 3 mil pessoas, Bittar fez um apelo para que o setor aproveite melhor tudo o que a Entidade tem para oferecer aos profissionais de seguros. Ao finalizar, afirmou que é uma grande satisfação para a Escola participar de um evento tão grandioso como o congresso. “Temos total afinidade com o objetivo deste encontro, que é a atualização de conhecimentos”.

Saúde é “oceano de oportunidades para corretores”

O anfitrião José Antonio de Castro, presidente do Sincor-PR, afirmou que o congresso marca o início das comemorações pelos 50 anos do Sindicato. Ao falar da importância do corretor, enfatizou que, já há algum tempo, este profissional atua como um consultor, orientando e aconselhando seus clientes. “Os corretores de seguros são imprescindíveis à sociedade e merecem mais atenção”.

Para o presidente da FenaSaúde, Marcio Coriolano, o setor de saúde suplementar tem se mostrado resiliente frente à crise econômica e política que o País atravessa, com taxas de crescimento consistentes e mais de 50 milhões de usuários de planos ou seguros de saúde. Coriolano afirmou, ainda, que a saúde é o terceiro item na preferência dos brasileiros, perdendo apenas para educação e casa própria. “O segmento de saúde suplementar representa um enorme oceano de oportunidades para os corretores de seguros”.

A crise político-econômica do País também foi abordada no discurso de Marco Antonio Rossi, presidente da CNseg. Para ele, o Brasil é sólido, tem escala e vai superar as atuais adversidades. Rossi ressaltou a importância das parcerias, pregando a união entre todos os atores do mercado, enalteceu a atuação dos corretores de seguros, que “fazem nossa indústria acontecer”, e exaltou o trabalho da Escola, a qual considera um “patrimônio do setor”.

Carteira profissional voltará a ser expedida

Em seu discurso, Roberto Westenberger, superintendente da Susep, trouxe boas notícias para os corretores de seguros, ao anunciar que a autarquia voltará a emitir a carteira de identidade profissional da classe. “Esta era uma dívida que eu tinha com vocês e agora ela está sendo cumprida”, afirmou.

Westenberger também revelou que está bastante adiantado o projeto que regulamenta a criação da entidade autorreguladora dos corretores de seguros, outro desejo da categoria. “A Susep tem um importante papel de indução de crescimento e entendemos que a autorregulação da classe será um avanço para todo o mercado”.

Eleito em 2014, o deputado federal e corretor de seguros, Lucas Vergilio, vem se notabilizando pela criação de projetos de lei em prol da indústria de seguros e, claro, de toda a sociedade. A universalização do Microempreendedor Individual (MEI), o combate ao seguro pirata e a criação do corretor de planos privados de saúde suplementar são algumas bandeiras do deputado, que não se furtou a comentar a crise político-econômica do País. “A retomada do crescimento passa pelo trabalho e, no mercado de seguros, os corretores são o melhor e mais eficiente canal de distribuição”.

Escola irá apoiar prêmio nacional de jornalismo

O último discurso da noite coube ao presidente da Fenacor, Armando Vergilio. Responsáveis pela distribuição de 85% de toda a produção da indústria de seguros, os corretores devem estar, segundo Vergilio, constantemente atentos para consolidar a confiança dos segurados.

“Formamos um exército de mais de 80 mil guerreiros, sempre a postos para defender os interesses e direitos dos nossos clientes”, declarou, enfatizando, ainda, a importância da contínua capacitação dos profissionais que atuam na intermediação dos seguros. “Precisamos manter um processo contínuo de atualização e aperfeiçoamento profissional, nos tornando ainda mais preparados, qualificados, bem treinados e sintonizados”.

Vergilio também destacou o trabalho da Escola, a qual considera uma instituição fantástica, que agrega muito valor e gera conhecimentos para o setor. “A Escola está apoiando duas importantes iniciativas do mercado, o Prêmio Nacional de Jornalismo, que será lançado em breve pela Fenacor, e a Certificação Profissional CNseg”, finalizou.