×

Previdência Privada, Poupança ou Investimento?

Assessor de investimentos auxilia e explica a melhor opção para quem está pensando em garantir a renda para aposentadoria

O planejamento da aposentadoria é algo que, muitas vezes, é deixado para a última hora, ou seja, quando as pessoas já estão próximas da idade de se aposentar. E com a reforma da previdência em voga, muitos jovens começaram a se preocupar com em garantir uma renda mensal na velhice. Escolher entre previdência privada, poupança ou investimentos costuma ser uma dúvida frequente quando o assunto vem à tona.

“O ideal é começar a planejar a sua aposentadoria desde cedo, mas, como muitas vezes não é o que acontece, é importante conhecer as possibilidades, vantagens e desvantagens de cada escolha”, explica o assessor de investimentos da Intertrading Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos, Agostin Cristiano.

Na previdência privada, algumas das vantagens vantagens são:
* poder personalizar o plano de acordo com as suas necessidades, com o que pode pagar por mês ou de acordo com o que planeja ter de renda quando parar de trabalhar;
* a geração de renda para aposentadoria;
* a flexibilidade de portabilidade para outras instituições financeiras caso não esteja satisfeito com os resultados;
* a gestão por um profissional que acompanha o desempenho das aplicações
* a previdência privada costuma incentivar as pessoas a poupar dinheiro, essa pode ser uma boa opção para desenvolver um novo hábito.

Porém, os clientes dessa modalidade são expostos a taxas de administração e carregamento (se houver) que varia de acordo com a instituição, também existem dois tipos de tributação em uma previdência privada: a progressiva (de 0% a 27,5%) e a regressiva (de 35% a 10%), por isso é indicado para longo prazo.

Quando se trata de investimentos, uma das opções para longo prazo é o Tesouro Direto. “O Tesouro Direto é acessível para todos os investidores. Hoje, com apenas R$ 30 reais, você já se torna um investidor de títulos públicos, que possui uma boa taxa de rentabilidade”, conta. Além disso, segundo o assessor, o risco do investimento é muito baixo. “É o investimento muito seguro, e além de dar bons rendimentos, serve para contribuir com o desenvolvimento do Brasil, pois os recursos arrecadados financiam áreas como educação, saúde e infraestrutura”, complementa. “A capacidade de valorização variam de acordo com as expectativas dos juros futuros”.

A única desvantagem, segundo Cristiano, são as tributações se precisar resgatar antes de 30 dias, que estão sujeitas ao IOF, ou seja, seria necessário manter o investimento pelo menos um mês, para não ter uma tributação a mais.

Já a poupança tem se tornado cada vez menos rentável. Hoje, com a taxa Selic em 6,50%, o rendimento está em torno de 4,5% ao ano. “Ao considerar que o fechamento do IPCA em 2018 foi de 3,75%, o ganho real é menor que 1,0% ao ano, ou seja, você vai precisar de muitos e muitos anos para atingir um valor atrativo para a sua aposentadoria”, explica.

Sobre a Intertrading – Há quase 20 anos, a Intertrading – credenciada XP Investimentos, conta com uma equipe de agentes autônomos de investimentos especializados para prestar ao cliente, tanto pessoa física ou jurídica, uma assessoria de investimentos com segurança. Sempre acompanhando e incorporando mudanças no comportamento do mercado, projetando novos cenários e estruturando operações rápidas, o objetivo da empresa é gerar resultados significativos às expectativas dos clientes, de forma transparente, em diversas áreas.

 

Escrito ou enviado por  Mariana Siqueira