×

Não existe novo normal, mas um cliente cada vez mais exigente

Todos os setores do cotidiano devem adotar a cultura “do centrado no cliente” para conseguir superar a pandemia.

A transformação profunda em relação às empresas e empreendimentos já começou. A provocação de que existe um “novo normal” começa a indica que os cenários redesenhados no cenário pós-coronavírus precisam de um novo padrão que querem sobreviver em meio a crise. Porém, nem todos concordam com essa expressão.

Segundo o especialista em inovação e criatividade, professor Marcelo Pimenta, é preciso ter cuidado com essa expressão. “ ´Normal´ vem de norma. E por mais que existam novos protocolos que precisam ser seguidos, são os modelos negócios inovadores que fogem às normas é que vão vencer a crise. E inovação não significa apenas seguir normas mas surpreender o cliente com uma oferta de valor significativa”.

“Mesmo com a loja fechada ou com a fábrica em pouca operação, é preciso faturar. Fazer algo que entregue valor, ou à distância, ou de alguma outra forma inovadora. No entanto, ficar parado pode ser a pior das escolhas em um momento como esse”, explicou.

Pimenta, que é professor da ESPM e consultor do Sebrae Nacional, explica que os negócios precisam estar de olho no consumidor, que está experimentando outras possibilidades: aulas online, delivery, ginástica em casa, etc. Ele afirma que uma série de mudanças que estão acontecendo, estão moldando um novo consumidor.

“Esse novo consumidor começa hoje a experimentar algumas inovações. Nesse sentido, os modelos de negócios precisam ser redesenhados para que possam sobreviver hoje e prosperar amanhã”, explica.

Design Centrado no Ser Humano – Como um dos maiores especialistas em design thinking no Brasil, Marcelo Pimenta ministra diversos cursos pelo SEBRAE Nacional. O último aconteceu em Roraima, na modalidade aberta e gratuita.

Pimenta afirma que o design thinking, ou design centrado no ser humano, é a abordagem mais adequada se conectar com o cliente. Detalhes sobre os conceitos abordados pelo professor podem ser assitidos no vídeo – https://youtu.be/l-JYdY4VWlM

Sobre Marcelo Pimenta – Criativo e inovador, Marcelo Pimenta se tornou empreendedor enquanto estuda jornalismo. E foi atuando como empreendedor, pesquisador e professor universitário desde 2004 que descobriu que para inovar não existe receita e sim um princípio básico: a prática.

Depois de muito experimentar, errar, aprender e ensinar se tornou o mais especialista em descomplicar a inovação.

Professor da ESPM e do Meu Sucesso.com (entre outras universidades e centros de ensino), consultor credenciado pelo Sebrae, curador de eventos como Campus Party e Feira do Empreendedor, palestrante requisitado por eventos e empresas de todo país ele hoje é o Chefe de Inovação do Laboratorium Projetos Inovadores e fundador da Liga dos Inovadores.

Marcelo Pimenta é, antes de tudo, um apaixonado pelo que faz – descomplicar temas complexos de forma simples.

Um profissional que se dedica a apoiar empreendedores, empresários e alunos para que recuperem a confiança criativa e possam inovar nos negócios, nos projetos e na vida.

 

Escrito ou enviado por  Flávia Gabriela Freitas