×

Mercado mais maduro, mas com muito a evoluir

Fonte: Revista Cobertura

As recentes conquistas apresentadas na abertura do 19º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros No primeiro dia do 19º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, realizado pela Fenacor, em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 8 e 10 de outubro, representantes do setor expuseram o atual cenário do mercado, projetos em andamento e a volta da carteirinha dos corretores de seguros. “Na próxima terça-feira (13/10) será publicado no Diário Oficial o novo modelo da carteira do corretor”, anunciou Roberto Westenberger, superintendente da Susep, para um público estimado em mais de 3 mil corretores.

Segundo ele, a entidade também está discutindo a autorregulação da classe. “E a Susep quer que ela seja feita em parceria com o corretor”, acrescentou. Sobre o agente de seguros, disse ele: “é preciso regulamentar a atividade, pois, na prática, o agente já existe”.

Robert Bittar, presidente da Escola Nacional de Seguros, atribui o crescimento do mercado à qualificação da força de vendas. “Nós temos conquistado índices de penetração de seguros junto à sociedade, atribuída à força de vendas e à capilaridade dos corretores de seguros no País. O mercado está muito mais qualificado, com uma grande contribuição da Escola Nacional de Seguros que se preocupa em aprimorar e difundir conhecimento”.

Presidente da CNseg e da Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi, traçou um paralelo entre o cenário atual e há 26 anos, quando foi realizada a última Conferência dos Corretores de Seguros, também em Foz do Iguaçu. “Em 1989 o mercado de seguros era pequeno, praticamente existíamos em função do automóvel, e a nossa participação no PIB era de 1%. Muitas coisas mudaram nestes anos e, principalmente, mais do que nunca foi fortalecida a parceria entre seguradoras e corretoras. Hoje temos vários produtos que atendem a sociedade e uma participação de 6% no PIB”, ilustrou.

Lucas Vergilio, Deputado Federal, falou sobre projetos em andamento e aprovados. “O projeto PGBL Saúde aguarda aprovação no Senado e neste ano, nós aprovamos a universalização do MEI (Microempreendedor Individual) e aumentamos o limite para que micro e pequenas não sejam excluídas do Simples. Também é preciso combater o mercado marginal, unir forças para que este projeto seja aprovado o mais rápido possível”, declarou.

Para finalizar a abertura do Congresso, Armando Vergílio dos Santos Jr., presidente da Fenacor, fez um balanço do primeiro ano da inclusão da categoria no Super Simples. “Foram cerca de quatro mil novas corretoras, uma média de 500 por mês, um crescimento de 85% no número de novas empresas registradas, gerando riquezas e milhares de empregos. A adesão ao Super Simples é a maior conquista do corretor nas últimas cinco décadas”, expôs.

Ainda de acordo com ele, “os corretores respondem por 85% da distribuição de seguros no País. Devemos consolidar esta confiança com uma atuação mais qualificada e segura. Corretor é como médico, não pode parar de evoluir, de estudar”.

Nesta edição, o tema do Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros foi “Crescer e Desenvolver: O Caminho é Simples?”.