×

Líderes do Lloyd´s se unem para combater o subseguro

Oito Sindicatos do Lloyd´s se uniram para ajudar as economias em desenvolvimento a lidar com os seguros com coberturas insuficientes (subseguro) e a se proteger contra o custo financeiro das catástrofes naturais. Os Sindicatos destinaram US $ 400 milhões de capacidade para um fundo de soluções e estão se concentrando em iniciativas de compartilhamento de risco e diversificação, de acordo com informações do site Global Reinsurance.

O primeiro lote de sindicatos é composto por Amlin, Beazley, Hiscox, Mitsui Sumitomo Insurance Group, Nephila, RenaissanceRe Syndicate Gestão, Tokio Marine Kiln e XL Catlin. Mas, uma declaração de fontes do Lloyd´s disse que a adesão está aberta a todos que quiserem participar.

O grupo enviou um convite aberto para trabalhar com as organizações internacionais, incluindo o Banco Mundial e o departamento do governo britânico para o Desenvolvimento Internacional. Ele também irá olhar para fortalecer os laços existentes com diversas iniciativas globais, tais como o Fórum de Desenvolvimento Seguros criado pela Sociedade Internacional de Seguros.

O grupo planeja se envolver com os governos, municípios e organizações não-governamentais, além de base de clientes do Lloyd´s. O diretor de Gerenciamento de Desempenho do Lloyd´s, Tom Bolt, disse: “Esta iniciativa coletiva significa que o mercado do Lloyd´s pode ajudar a fornecer as soluções de seguros necessárias para construir capacidade de resistência aos perigos naturais e promover a consciência dos riscos em todo o mundo”.

As economias emergentes da América Latina, África, Ásia contribuem atualmente com 40% do PIB global, mas ainda representam apenas 16% dos prêmios de seguros globais. No caso de uma catástrofe natural, este nível de subseguro pode prejudicar o crescimento e dificultar o desenvolvimento econômico destes países.