×

CNseg iniciou nesta segunda seu ciclo de palestras sobre educação em seguros

Palestras presenciais e lives pela internet prosseguem até sexta-feira como parte da 6ª Semana ENEF

O auditório da CNseg, no Rio de Janeiro, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 20, cerca de 50 colaboradores da Confederação das Seguradoras, das federações associadas e demais interessados no tema da educação em seguros para duas palestras organizadas pela CNseg dentro da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana ENEF.

Merlins pós-modernos: com esta expressão, em referência ao mago conselheiro do Rei Arthur, que o acompanhava em jornadas heroicas, a advogada e professora Angelica Carlini, que apresentou a palestra “Conceitos Fundamentais do Seguro”, definiu a importância dos profissionais do mercado segurador.

“Conviver com o seguro é conviver com planejamento, com racionalidade. Os profissionais do mercado segurador trabalham, mesmo que de forma particular, com uma grande aspiração humana: a crença na previsão do futuro”, afirmou a professora.

Segundo ela, o objetivo da apresentação foi fazer com que o público interno entendesse o modo pelo qual as seguradoras realizam suas operações, bem como a importância dos seguros para o cotidiano das pessoas. Para Angelica, a seguradora deve ser entendida como uma gestora de fundos mutuais abastecidos com o total dos prêmios de pessoas que sofrem riscos parecidos.

Também foram abordados pela advogada a necessidade de prevenção pela característica de incerteza na trajetória humana, bem como as origens de termos como sinistro e prêmios. Além disso, os danos imateriais (morais) e os materiais (físicos e corporais) chamaram a atenção da plateia.

Logo após o coffee break, o coordenador de Relações Institucionais da Susep, Flávio Andrade apresentou uma palestra sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), explicando tratar-se de uma mobilização multisetorial surgida a partir de um comitê de reguladores (Susep, CVM, Previc e banco Central) e instruída pelo Decreto 7.397/2010 como política de estado permanente.

A ENEF também conta, entre seus membros, com entidades privadas, como a CNseg, Anbima, B3, Consed, Febraban e Sebrae, sento 13 o total, que se revezam anualmente na presidência da Estratégia.

Entre as ações da ENEF destacam-se dois programas transversais, um voltado à educação financeira nas escolas e, outro, à educação financeira de adultos. Em relação ao primeiro programa, Flávio disse que um grande impulso ocorreu em 2017, quando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece referências para os currículos escolares no País para os próximos anos, determinou que a educação financeira seja apresentada como matéria transversal obrigatória a partir de 2020.

E entre as iniciativas da ENEF, a principal é a da Semana Nacional de Educação Financeira que, neste ano, encontra-se em sua sexta edição, tendo mostrado um crescimento impressionante, quando passou de cerca de 170 ações no primeiro ano, para mais de 7 mil em 2018, atingindo cerca de 4 milhões de pessoas.

O evento também contou com fala do presidente da CNseg , Marcio Coriolano, que destacou o desafio de se falar de educação em seguros, visto ser um tema de ainda mais difícil compreensão que o de educação financeira, propriamente.

A 6ª Semana ENEF prossegue até o dia 26, com ações por todo o Brasil, que podem ser observadas clicando-se aqui.

A CNseg também participa da Semana ENEF e está realizado, de segunda a sexta dessa semana, uma série de lives pelo Facebook com especialistas sobre temas do seguro, sempre às 10 horas, além de palestras presenciais em sua sede, no Rio de Janeiro. Clique aqui para conferir a programação e participar.

 

Escrito ou enviado por  CNseg