12 dicas para melhorar a sua empregabilidade em 2016

Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, fala sobre os principais atributos que um trabalhador operacional deve ter para se destacar no mercado de trabalho

O final do ano está bem próximo e muita gente já está preocupada como fazer para encontrar ou trocar de emprego no ano que vem. Não há fórmula pronta para se conseguir a tão sonhada nova posição. Mas algumas atitudes podem acelerar o processo e garantir a entrada no mercado de trabalho em 2016. Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, elencou 12 dicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional e começar o ano com o pé direito:

1 – Esteja conectado

Com a tecnologia e a agilidade das informações, é preciso estar conectado com o mundo. Ter o perfil ou o currículo cadastrado em aplicativos e sites de empregabilidade é o caminho para estar informado sobre as vagas.

2 – Use os contatos

Muitas empresas ainda utilizam-se da recomendação na hora de contratar. Porém, não se apoie somente em indicações.

3 – Redes sociais atualizadas

Mantenha seu perfil sempre atualizado. Sempre mostre seus últimos empregos, atividades e interesses.

4 – Se informe

Após conseguir agendar uma entrevista, prepare-se. Leia sobre a empresa, sobre as atribuições da vaga e sobre o que você fará caso seja contratado.

5 – De olho no relógio

Nunca chegue atrasado nem falte a uma entrevista. Por mais que o trânsito de São Paulo seja a desculpa perfeita, é importante mostrar interesse desde o início. E chegar no horário demonstra interesse e respeito.

6 – Seja atraente

Durante a entrevista, faça-se interessante. Fale sobre você, suas expectativas, suas qualidades e deixe claro que você está interessado na vaga.

7 – Capriche no visual

Beleza não é essencial, mas estar bem arrumado garante uma boa impressão. Tente pesquisar sobre a empresa e quais as roupas adequadas. Assim, você já acerta de antemão.

8 – Diga apenas verdades

Nunca minta na entrevista (muito menos no currículo/perfil). A mentira poderá ser descoberta na própria entrevista. E dessa forma, a vaga já foi perdida.

9 – Boa autoestima

Confie nas suas habilidades e potencial. Procure motivar-se bastante antes da entrevista, destaque os seu grandes feitos e os seu sonhos que ainda não foram realizados. Mas não seja prepotente, humildade é essencial para quem deseja ser contratado.

10 – Sem recalques

Durante a entrevista, evite falar mal da empresa em que trabalhou. Principalmente, se a empresa da seleção for do mesmo setor. A impressão passada será de uma pessoa que costuma “fazer fofoca”.

11 – Expectativas X Realidade

Tenha certeza de que a empresa é o lugar onde você quer trabalhar. Pesquise sobre ela. E demonstre, na entrevista, sua expectativa e empatia.

12 – Aproveite as oportunidades

O final do ano é um ótimo momento para se encontrar um novo emprego. Portanto, mexa-se e comece hoje mesmo a desenhar um ano diferente para sua carreira e sucesso profissional. Boa sorte!

Sobre a Emprego Ligado

Fundada há três anos pelos americanos Derek Fears, Nathan Dee e Jacob Rosenbloom, a Emprego Ligado é o primeiro site de empregos especializados no segmento de vagas operacionais no Brasil via geolocalização. Atuando principalmente na região metropolitana de São Paulo, tem uma base bem estruturada de candidatos e milhares de empresas como clientes.