×

Tolerância Zero às Fraudes: novas operações no Ceará

No último dia 10/04, o Ministério Público do Ceará (MPCE) desencadeou uma operação que prendeu uma quadrilha especializada em fraudar o Seguro DPVAT. A “Operação Lampana” cumpriu seis mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. O ponto de partida da operação foi uma sequência de três notícias crime encaminhadas pela Seguradora Líder. As ações das autoridades competentes, em parceria com a Seguradora, evitaram o pagamento indevido de indenizações do Seguro DPVAT no valor de R$ 230 mil, relacionados à ação da quadrilha.

Os resultados da “Operação Lampana” foram destaque na imprensa, como nesta matéria do G1.

Iniciadas em maio de 2017, as investigações da operação aconteceram no município de Boa Viagem, no Ceará, onde os crimes foram praticados. Segundo o MPCE, a quadrilha, especializada na prática de crimes como estelionato e falsidade ideológica, era composta por policiais civis, guardas municipais, intermediadores e um médico.

As notícias crime são resultado das estratégias de Prevenção, Detecção e Investigação de fraudes da Seguradora Líder. Vale lembrar que, somente em 2017, a Seguradora Líder mapeou 17.550 tentativas de fraude que resultariam em perdas na ordem de R$ 222,9 milhões em pagamentos indevidos. Neste mesmo período, a empresa também reportou às autoridades competentes 1.462 notícias de crime de fraudes cometidas contra o Seguro DPVAT. Atualmente, a Seguradora Líder tem ativos mais de 9 mil procedimentos criminais em diversos estados brasileiros.

Além da Operação Lampana, somente no primeiro trimestre deste ano, as ações proativas da Seguradora Líder já resultaram em 16 sentenças condenatórias e quatro prisões decretadas. A empresa também obteve 12 decisões favoráveis em diversos órgãos de classe, que determinaram a cassação e suspensão de registros profissionais.

 

Escrito por  Seguradora Líder